Curso Agroecologia e Pandemia: reflexões sobre o presente e outros futuros possíveis

Reflexões sobre o presente e outros futuros possíveis

Em tempos de crise sanitária, de conflitos socioambientais e supressão de direitos,  territórios e culturas, uma alternativa apontada por grupos tradicionais ligados à terra e à nossa ancestralidade é o retorno às nossas origens. Nesse sentido, o alimento é o maior conector do ser humano com a natureza, elemento que nos vincula como seres integrados a um ecossistema amplo e complexo. 

A pandemia da COVID-19 se instalou em grave momento econômico, político, ambiental e social e impõe uma realidade drástica e dura para a sociedade. Porém, além disso, também tem o caráter de explicitar e agravar contradições inerentes ao sistema capitalista vigente, levantando questões sobre a saúde pública, o meio ambiente, a economia política, entre outras. A Agroecologia é uma junção de ciências, técnicas e práticas que convergem para uma produção menos impactante ao meio ambiente e mais significativa para quem produz que, em sua interdisciplinaridade, promove discussão de temas que transitam por todas essas questões.

Dessa forma, propõe-se uma reflexão a respeito das relações entre Agroecologia e pandemia, a partir dos campos da ciência, dos movimentos sociais, dos saberes tradicionais e da produção de alimentos, que podem contribuir para superação da realidade pandêmica em uma perspectiva de resistência e transformação social, além de propor um novo paradigma produtivo.

WhatsApp Image 2020-11-18 at 9.28.46 AM

O curso: rodas de conversa e oficinas

Datas: 26/11, 03/12 e 10/12 – de 19h30 às 21h;

Local: Encontros ao vivo e oficinas disponibilizadas no canal do SoFiA no Youtube; 

 

Inscrições: https://forms.gle/yVc3yVtxAo3Q8Ctn8

Carga horária total10 horas;

Encontros temáticos (clique nos temas para obter mais informações dos encontros):

1. Saúde e Agroecologia

2. Território, Ancestralidade e Práticas Agroecológicas 

3. Quem Produz e Quem Consome

Observação: o curso possui certificação de 10 horas para aqueles (as) que acompanharem os encontros online e estiverem previamente inscritos.

Deixe um Comentário