Ementa

Agroecologia e Educação: práticas interdisciplinares e emancipatórias na escola

O curso “Agroecologia e Educação: práticas interdisciplinares e emancipatórias na escola” é um curso de extensão na modalidade atualização (40 horas), ofertado de forma gratuita, com financiamento público da FAPEMIG (Chamada 05/2022) e do CEFET-MG por meio da sua Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário. Busca-se refletir sobre os processos de construção de estratégias didático-metodológicas na Educação Básica, a partir da Agroecologia e da interdisciplinaridade como seu princípio. A Agroecologia é compreendida, a um só tempo, como um campo aglutinador das ciências, tecnologias, práticas e movimentos sociais, capaz de propiciar o encontro de saberes dentro e fora da escola, contribuindo para processos de ensino e aprendizagem comprometidos com a emancipação humana e a superação do capitalismo.

Pretende-se fornecer às/aos professoras/es e especialistas em educação um aporte teórico, prático e metodológico para o desenvolvimento de sequências didáticas, oficinas, projetos científicos e pedagógicos que inter-relacionem as diferentes disciplinas, como Ciências, Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Artes, entre outras. Os fundamentos teóricos do curso têm como esteio os Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e a Pedagogia Histórico-Crítica, de João Luiz Gasparin. Esta última é agregada na sua potencialidade, ao enfatizar o questionamento, a dúvida, a pluralidade e a divergência na construção de um saber contextualizado, crítico e consistente na estruturação dos conteúdos e conceitos. O curso visa agregar profissionais da educação pública, docentes e especialistas, territorializando conceitos e práticas educativas com a Agroecologia. Ao final, pretende-se a construção de experiências colaborativas que, organizadas em formato de repositório virtual, serão socializadas e compartilhadas de forma livre e aberta.