História

Intitulado “O CEFET-MG, do Cabana do Pai Tomás ao Aglomerado da Serra: conexões entre ciência, tecnologia e educação”, o projeto foi aprovado no Edital 07/2015-FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), Popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. O projeto teve como objetivo realizar ações de popularização da ciência nas comunidades Cabana do Pai Tomás e Aglomerado da Serra, ao conectar, integrar e compartilhar conhecimentos neste âmbito em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). As iniciativas baseiam-se em dois eixos: 1. Educação e Tecnologia e 2. Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia; se desdobrando em sessões de cinema comentado, práticas de educação em saúde, práticas de educação ambiental, visitação, cursos de Agroecologia, exposições, oficinas, rodas de conversa, saraus, criação de coletivos nas comunidades, dentre outras que produzem “Objetos de Aprendizagem”.

O fundamento principal do SoFiA está na noção de que a ciência e a tecnologia se efetivam no trânsito de lugares, sujeitos e necessitam da mobilização para a consolidação de fatos, práticas e paradigmas científicos. Espaços sociais, a exemplo das comunidades, não são apenas lugares para legitimar a produção científica e tecnológica, onde saberes oficiais precisariam de inserção verticalizada, mas também ambientes de produção diferenciada e ativa. Tampouco a produção científica e tecnológica do CEFET-MG é vista como exclusiva ou superior, mas como saberes institucionalizados. Assim, fomenta-se o ensino a partir de outros vieses: horizontais, democráticos e que criem vínculos afetivos e epistemológicos entre estudantes, pesquisadores, professores e demais setores da sociedade, sobretudo os vulneráveis. A ideia de extensão popular torna-se primordial, pelas possibilidades oriundas da constituição e desenvolvimento do projeto como espaço da produção da pesquisa socialmente comprometida. Busca-se então, a democratização da produção intelectual, do acesso aos conhecimentos instituídos e da visibilidade dos saberes que emergem fora dos espaços educativos formais.

O nome do programa faz referência às áreas do conhecimento envolvidas – Sociologia, Filosofia e Artes – que exercem o papel de conectar outros campos presentes na promoção de divulgação científica e relacionados às questões de Saúde Coletiva e Meio Ambiente.  Atualmente, o SoFiA é um programa de extensão e divulgação científica aprovado e financiado por um conjunto de editais internos (da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG – DEDC) e externos (de agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).

Deixe um Comentário