O que é o Projeto?

O projeto foi aprovado no edital 05/2019, Programa Ciência na Escola do CNPq e, posteriormente, teve sua continuidade a partir da aprovação no edital Nº 005/2022 – Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Tem como objetivo promover a divulgação científica e a extensão popular na Escola Estadual Aarão Reis e na Escola Estadual Professora Nair de Oliveira Santana, localizadas no Aglomerado Cabana do Pai Tomás, região Oeste de Belo Horizonte/MG. A construção das atividades parte de ações articuladas e interdisciplinares, baseadas na horizontalidade, com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com foco em ações da Agroecologia e na construção dos Objetos de Aprendizagem (OAs).

Tem-se como principal problema o distanciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) das escolas de educação básica e a necessidade constante de rompê-lo por meio de ações de aproximação. No que se refere aos espaços do presente projeto, é importante ressaltar que o CEFET-MG é instituição de grande potencialidade dessa atitude questionadora, como centro de excelência, com história centenária na educação profissional, bem como com destaque na produção de ciência, tecnologia e inovação. Porém, é fato que as diálogos com as comunidades do entorno da instituição ainda necessitam de consolidação, o que denota a presença de muros visíveis e invisíveis que distanciamos espaços acadêmicos da sociedade.

A Escola Estadual Aarão Reis e a Escola Estadual Professora Nair de Oliveira Santana estão geograficamente próximas ao CEFET-MG, campus II, localizadas no Aglomerado Cabana do Pai Tomás, com quantitativo significativo de matrículas nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio de um conjunto de atividades pautadas na construção coletiva, tendo na Agroecologia e nos OAs uma usina de força, busca-se criar metodologias de diagnóstico das configurações escolares (projetos, organizações estruturais e administrativas, perfis docentes), desenvolver oficinas, cursos de formação, estimular projetos integradores e que visem o trânsito entre os campos de conhecimento. Tais ações buscam o exercício contínuo de superação da desigualdade brasileira e do que dela deriva, como a precariedade do trabalho e a fome, bem como formulações de propostas alternativas na educação que passam por novas relações entre os seres humanos e deles como meio ambiente.