A Agroecologia na Educação Básica: engenharia popular e saneamento ambiental para o enfrentamento das mudanças climáticas em ações transformadoras na Escola Estadual Professora Nair de Oliveira Santana
Globalmente, eventos climáticos extremos tornam mais severas inundações, secas e outros fenômenos naturais, causando grandes danos ao ecossistema e aos habitats humanos. O chamado colapso ambiental é impulsionado por um sistema econômico no qual os fatores de mudança climática, degradação ambiental e desigualdade social e de gênero estão interconectados. As consequências desses eventos são devastadoras em centros urbanos e atingem principalmente pessoas mais pobres. A Agroecologia é um campo de confluência para construção de alternativas e na mitigação de impactos, ao unir ciência, técnica, tecnologia e movimento social, sobretudo a partir da Educação Básica. A presente proposta se constitui como um conjunto de pesquisas com intervenção e desenvolvimento de ações inovadoras que partem da conexão entre a Agroecologia, o Saneamento Ambiental e a Engenharia Popular (EP), com o uso da abordagem STEAM, na Escola Estadual Professora Nair de Oliveira Santana. São propostas metodologias inovadoras e interdisciplinares que abordam soluções para as mudanças climáticas, visando fortalecer a capacidade analítica, a criatividade e o engajamento dos sujeitos do território. A abordagem da EP será focada em práticas das chamadas soluções baseadas na natureza (SbN), tendo a escola como território irradiador para outras ações no seu entorno e com a possibilidade de atuação em outras escolas da mesma região. A partir de uma equipe multidisciplinar, destacam-se as ações: construção de unidades produtivas, projetos de coleta e reuso da água de chuva, compostagem de resíduos sólidos e produção agroecológica, além de ciclos formativos, eventos culturais e produção de materiais didático-metodológicos que envolvem a abordagem STEAM. Almeja-se como resultado transformações do espaço escolar e da própria comunidade ao redor, contribuindo com o interesse e a permanência de jovens na área científica,tecnológica e de inovação.

Projeto aprovado pela FAPEMIG(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)
MODALIDADE: “CHAMADA FAPEMIG 013/2024″ – PESQUISA PARA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES E MATEMÁTICA
Coordenadora
LILIA MARIA DE OLIVEIRA – (CEFET-MG)