Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024
Confluência de Saberes nos Biomas Mineiros:
territórios de ancestralidade e tradições com a Agroecologia
O que os povos indígenas, as favelas e os quilombos têm a ver com os biomas? A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o maior evento de divulgação científica do Brasil. Em 2024, o tema escolhido para a SNCT reflete a necessidade de proteger a biodiversidade dos nossos biomas, reconhecendo e valorizando a riqueza dos saberes das comunidades que neles habitam. A exposição parte da ideia da confluência de saberes ancestrais, tradicionais e populares dos biomas mineiros para a construção de um encontro com o público de caráter interativo, sensorial e audiovisual, com elementos dos territórios escolhidos como recorte. São eles: o aglomerado urbano Cabana do Pai Tomás, o Quilombo Córrego do Narciso e os territórios indígenas das etnias Pataxó, Kaxixó, Tikúna e Xakriabá. A Agroecologia é vista como um lugar de confluências e possível resposta para a construção de outra sociedade!
A exposição será distribuída em quatro eixos conceituais – Periferias Urbanas, Quilombos, Territórios Indígenas e Agroecologia. Por meio deles, quem visita será convidada(o) a refletir a respeito dos saberes e tradições que atravessam as periferias urbanas, as populações quilombolas e indígenas. A Agroecologia entra como elemento articulador de tudo isso, nas perspectivas tecnológicas, sociais e políticas.
As referências fazem alusão aos instrumentos do Congado, a determinados elementos simbólicos do imaginário afro-brasileiro, aos tecidos que adornam a indumentária de mulheres, bem como o protagonismo feminino e sua atuação nos territórios a partir do trabalho. A depender de como se olha para as tendas do espaço expositivo, é possível ver formas e conceitos que remetem à importância em se olhar para o passado para construir horizontes futuros, representações que remetem ao corpo e outros elementos que demonstram a força desses territórios.
