Perspectivas femininas nas Engenharias: uma abordagem para o combate às mudanças climáticas
Em todo o mundo, eventos climáticos extremos tornam mais severas inundações, seca entre outros fenômenos naturais o que causam grandes danos às funções do ecossistema e aos habitats humanos. A chamada crise climática é eminente e o colapso ecológico é impulsionado por um sistema econômico, no qual os fatores de mudança climática, degradação ambiental e desigualdade social e de gênero estão interconectados. Nesse contexto, a chamada justiça climática feminista, que tem como objetivo um planeta saudável e sustentável onde mulheres, meninas e pessoas com diversidade de gênero possam prosperar, é uma demanda urgente. Essa demanda está compreendida dentro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que diversos países, incluindo o Brasil, comprometeram-se a buscar dentro dos próximos 15 anos. Assim, o objetivo numero 5 é dedicado alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030.

O campo das Engenharias é marcado pela presença predominantemente masculina e estimativas recentes apontam que 28% mulheres estão nos cursos de graduação e apenas 19% dos registros nos Conselhos profissionais são relativos a mulheres.
A atração de meninas e mulheres para as Engenharias, de forma a melhorar esses índices, é uma estratégia de combate às desigualdades de gênero e à crise climática, haja visto que nas Engenharias diversas pesquisas tem se destacado em fornecer soluções de mitigação dos impactos climáticos e mesmo a contenção do seu avanço. Assim, a presente proposta fomenta a criação de uma rede nacional de pesquisa colaborativa entre seis instituições de ensino (CEFET-MG, UNB, UNIFEI, UFOP, UFMG, UFRGS) além do Serviço Geológico do Brasil, estando esses localizados em três diferentes regiões do Brasil (Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Espera-se o envolvimento de 11 escolas municipais, estaduais e federal de ensino fundamental e ensino médio de diferentes partes do Brasil.

Projeto aprovado pelo CNPQ(Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico)
CHAMADA CNPQ Nº 31/2023 – MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO
Coordenação Geral: Hersília de Andrade e Santos
Atuação na Escola Profa. Nair de Oliveira Santana em conjunto com o projeto Sofia: O presente projeto conta ações de pesquisa e extensão envolvendo atividades de preservação das águas urbanas por meio da atuação conjunta entre professora Hersília Santos e alunas bolsistas do CEFET-MG, juntamente com a professora Dilvana Moreira e bolsistas do Ensino Fundamental e Médio da escola.