Ementa
Agroecologia e Educação: práticas interdisciplinares e emancipatórias na escola
O curso “Agroecologia e Educação: práticas interdisciplinares e emancipatórias na escola” é um curso de extensão na modalidade atualização (40 horas), ofertado de forma gratuita, com financiamento público da FAPEMIG (Chamada 05/2022 e Chamada 014/2023) e do CEFET-MG por meio da sua Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário. Busca-se refletir sobre os processos de construção de estratégias didático-metodológicas na Educação Básica, a partir da Agroecologia e da interdisciplinaridade como seus princípios. A Agroecologia é compreendida, a um só tempo, como um campo aglutinador das ciências, tecnologias, práticas e movimentos sociais, capaz de propiciar o encontro de saberes dentro e fora da escola, contribuindo para processos de ensino e aprendizagem comprometidos com a emancipação humana e a superação do capitalismo.

Pretende-se fornecer às/aos professoras/es, especialistas e demais trabalhadoras/es em educação um aporte teórico, prático e metodológico para o desenvolvimento de sequências didáticas, oficinas, projetos científicos e pedagógicos que inter-relacionem as diferentes disciplinas, como Ciências, Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Artes, entre outras. Os fundamentos teóricos do curso têm como esteio os Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e a Pedagogia Histórico-Crítica, a partir de João Luiz Gasparin. Esta última é agregada na sua potencialidade, ao enfatizar o questionamento, a dúvida, a pluralidade e a divergência na construção de um saber contextualizado, crítico e consistente na estruturação dos conteúdos e conceitos. O curso visa agregar profissionais da educação pública, docentes e especialistas, territorializando conceitos e práticas educativas com a Agroecologia. Ao final, pretende-se a construção de experiências colaborativas que, organizadas em formato de repositório virtual, serão socializadas e compartilhadas de forma livre e aberta.
Trabalhos finais
Os trabalhos finais do curso “Agroecologia e Educação: Práticas Interdisciplinares e Emancipatórias na Escola” foram executados com base nos conhecimentos adquiridos ao longo dos módulos ofertados durante o segundo semestre de 2024. O objetivo foi produzir uma sequência didática que integrasse a aplicabilidade dos princípios teóricos e práticos da agroecologia como ferramenta para a construção de uma educação ambiental emancipatória e interdisciplinar, explorando suas múltiplas possibilidades. A divulgação dos trabalhos tem como finalidade servir como uma ferramenta auxiliar na promoção da divulgação científica, possibilitando a reprodução dessas práticas dentro e fora da sala de aula.
Abaixo estão organizados e compartilhados de forma livre e aberta, para conferir basta clicar no projeto a sua escolha ou ir na aba “REPOSITÓRIO/Produções Colaborativas”.
- A terra como sala de aula
- Agroecologia, alimentação, saúde e cultura
- Agrofloresta e suas Tecnologias Orgânicas
- Exposição sobre os princípios da agroecologia utilizando se dá arte educativa comunitária, uma promoção da agroecologia.
Outro resultado que pode ser conferido é o Minidocumentário do Curso. Basta clicar no link que direciona para o YouTube ou acessar a aba “REPOSITÓRIO/Produções Audiovisuais”.
Link: Minidocumentário do Curso de Agroecologia e Educação (2024) – SoFiA
