O Programa SoFiA através do Projeto “Artes de Curar, Rezar e Brincar” é aprovado na Demanda Universal da FAPEMIG

 O projeto “Artes de Curar, Rezar e Brincar: saberes, tradições e suas resistências ao apagamento nos aglomerados Cabana do Pai Tomás e da Serra”-desenvolvido no âmbito do Programa SoFiA- foi aprovado no edital nº 01/2021 na Chamada Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, com divulgado no dia 27 de setembro de 2021. Conforme o resultado geral, cerca de 824 propostas foram aprovadas e enquadradas na cota de 36 milhões disponíveis para a Chamada 01/2021- Demanda Geral.

O programa da Demanda Universal tem por objetivo estimular a diversificação e a pluralidade da pesquisa científica e tecnológica das diferentes áreas do conhecimento. Os investimentos são destinados a pesquisadores vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação do estado de Minas Gerais, buscando ampliar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, assim como expandir as linhas de pesquisa e do quantitativo de pesquisadores, ampliando o entendimento em múltiplas áreas de conhecimento técnico e científico. 

O Projeto “Artes de Curar, Rezar e Brincar” surgiu como fruto dos 5 anos de atuação do programa de Extensão SoFiA, a fim de ultrapassar as barreiras físicas e sociais existentes, consolidando uma conexão entre o Aglomerado Cabana do Pai Tomás, CEFET-MG e Serra, promovendo a sistematização dos vários diálogos estabelecidos pelo SoFiA para que os envolvidos possam reverberar seus fazeres, saberes e histórias ancestrais. Dessa maneira, por meio do recurso aprovado no edital da FAPEMIG, o programa continuará promovendo tal vínculo, com o objetivo de elaborar um mapeamento de saberes vinculados à medicina popular, às práticas religiosas dos grupos de Congado e às experiências corpóreas e de interação social e a partir das brincadeiras da infância, forjadas nas tradições culturais nas áreas de atuação.

Deixe um Comentário