SoFiA: extensão popular e divulgação científica na conexão de territórios, espaços escolares e saberes populares
O projeto propõe ações de extensão popular e divulgação científica em territórios vulneráveis da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tendo como princípio a ciência e as tecnologias como produções sociais em movimento e diálogo com os saberes populares. Ao longo de sete anos, a partir da aprovação na Chamada 07/2015 da FAPEMIG, de Popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, o SoFiA se constituiu em um programa que aglutina diversos projetos, cursos e eventos. As experiências vivenciadas permitiram a consolidação de laços com os sujeitos e múltiplas frentes de atuação que emergiram das interações sociais.
Institucionalmente, o SoFiA também se consolidou com a aprovação em projetos de pesquisa e extensão no CEFET-MG, de onde ele emana em parceria com outras instituições (como a FIOCRUZ, UEMG e UFMG), além de outros em agências de fomento nacional, como no CNPq, tal como o Projeto “SoFIA na escola”, que acontece na Escola Estadual Aarão Reis (Edital 005/2019-CNPq), e, mais recentemente, com o “Artes de curar, rezar e brincar”, aprovado no edital 001/2021 – FAPEMIG (Demanda Universal). Por meio de uma rede que triangula instituições/escolas/movimentos sociais e espaços não institucionalizados, a Agroecologia se tornou aglutinadora da ciência, técnica e tecnologia, no elo entre humano e natureza a partir do trabalho, dando vazão às potencialidades da divulgação científica.

Considera-se tal acúmulo histórico como direcionamento a um espectro das ações que incluem: (i) a criação de espaços formativos para docentes das escolas públicas de educação básica da RMBH, envolvendo a divulgação científica, no entrelaçamento entre a Agroecologia e os saberes populares; (ii) sistematização de trabalhos e sequências didáticas em formato de livro de acesso livre (material paradidático), a partir das experiências desenvolvidas; (iii) elaboração de roteiros e vídeos como estratégia de divulgação científica, bem como a construção de oficinas em torno dessas estratégias; (iv) promoção de feiras de ciências integradas entre instituições tecnológicas, de pesquisa e da educação básica. O percurso metodológico está fundamentado na pesquisa e análise qualitativas, a partir da coleta documental, reconhecimento dos espaços e territórios, entrevistas com o uso da história oral, uso de ferramentas de análise dos dados que unem a relação entre o micro e o macrossocial, trabalho permanente de acompanhamento/diagnóstico/avaliação.

Tais ações visam o exercício contínuo de superação das desigualdades brasileiras e do que delas derivam, como a precariedade do trabalho, a fome, marcadores de raça, classe e gênero, buscando propostas no campo educativo que passam pela constituição de novas relações entre os seres humanos e deles com a natureza.

Projeto aprovado pela FAPEMIG(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)
MODALIDADE: “EDITAL 005/2022 – APOIO A AÇÕES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA
INOVAÇÃO”
Coordenador
Bráulio Silva Chaves – Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (CEFET-MG)
Bolsistas
Géssica Euzébio – Graduada em Administração (CEFET-MG)
Marilia Duarte de Souza – Doutora em Administração pela UFMG
Integrantes: Cláudia Gomes França / Samuel França Alves / Cristiana Guimarães Alves / Lucas Araújo Dutra Rodrigues / Tiago Filizzola Lima / Emmanuel Duarte Almada / Mariana Oliveira e Souza / Arthur Anderson Quadra Alves da Silva / Cibele Lima dos Santos / Polyana Aparecida Valente / Gabrielle Pereira Soares / Marta Passos Pinheiro / Guilherme Trielli Ribeiro / Anna Maria Romano Silva / Tânia Maria de Almeida Alves / Brisa Lourenço Braga / Ildefonso Binatti / Jeferson Figueiredo Chaves / Débora Almeida Sampaio